top of page

ANCORD: Número de Assessores de Investimentos cresce 6,3% nos últimos 12 meses

  • Foto do escritor: Anderson Timm
    Anderson Timm
  • 25 de ago.
  • 2 min de leitura

O mercado financeiro brasileiro segue em expansão e o segundo semestre de 2025 começou com mais um dado que reforça esse movimento. Segundo o relatório mensal da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), o número de assessores de investimentos cresceu 6,3% nos últimos 12 meses.

Segundo a Infomoney ,em julho, o Brasil atingiu a marca de 27.781 profissionais credenciados, 225 a mais em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, já são mais de 1.100 novos assessores ingressando no setor — mostrando que a carreira segue aquecida e com grande potencial de crescimento.


ree

Profissão em alta: o assessor de investimentos


Nos últimos dez anos, o número de assessores de investimentos no país multiplicou por seis. Para José David Martins Junior, diretor-geral da ANCORD, esse avanço não só demonstra a força da profissão, como também contribui para a democratização do acesso a serviços financeiros qualificados.


Na prática, cada vez mais brasileiros encontram suporte em profissionais preparados para oferecer orientação responsável e alinhada ao perfil de cada investidor. O assessor deixou de ser apenas uma carreira promissora e se consolidou como a profissão do presente..


Distribuição regional dos assessores


Embora presente em todas as regiões do Brasil, a concentração ainda se dá nos grandes centros. Confira como está a divisão:


  • Sudeste: 61,8% dos profissionais (São Paulo lidera com 11.113 assessores, cerca de 40% do total nacional);

  • Sul: 24,1% (destaque para o Rio Grande do Sul com 2.859 profissionais);

  • Nordeste: 7,3% (a Bahia aparece em primeiro com 582 assessores);

  • Centro-Oeste: 5,4% (liderado por Goiás, com 606 profissionais);

  • Norte: 1,3% (o Pará está à frente com 175 assessores).



Essa distribuição mostra que, apesar da predominância do Sudeste, há espaço para expansão em todas as regiões — sobretudo em mercados emergentes fora do eixo Rio-São Paulo


Perfil dos profissionais


O levantamento também aponta a faixa etária dos assessores:

  • 13% têm entre 18 e 25 anos;

  • 65% estão entre 26 e 45 anos;

  • 14% têm entre 46 e 55 anos;

  • 8% estão acima dos 56 anos.

O dado reflete a combinação entre jovens em busca de oportunidades e profissionais mais experientes que enxergam no setor financeiro um espaço para crescimento e realização.


Conclusão


O crescimento de 6,3% no número de assessores de investimentos reforça que essa é uma profissão ainda em expansão e com demanda de mercado. Porém, para aproveitar esse movimento e atuar de forma regular, é indispensável estar preparado desde o início, com estrutura societária bem estruturada, credenciamento junto à ANCORD e conformidade com todas as exigências regulatórias da CVM.


Na Veritas, conduzimos todo o processo de constituição e credenciamento de PJ de Assessorias de Investimentos (AIs), garantindo segurança jurídica, compliance regulatório e eficiência operacional para que você foque no que realmente importa: crescer no mercado financeiro.


ree
ree
ree
ree



Comentários


bottom of page